História de sucesso

Um jovem universitário que está se formando tem no empreendedorismo uma opção real de carreira. Ele não vai estar só. Não vai ter que descobrir sozinho as dificuldades e caminhos para criar e vender algo a partir de uma ideia. E isso é uma revolução. (TASIC, 2015)


A empresa iniciou o seu trabalho
no ramo de festas em 2007

O trabalho de festas que a equipe Mais Que Servir oferece ao seu público, acontece desde 2007, quando um pequeno grupo de pessoas com conhecimentos tácitos em comum juntou-se com intuito de destacar um bom serviço de atendimento no mercado de festas e eventos do Rio de Janeiro.


A ideia era oferecer uma equipe pronta para atender bem os convidados e manter a organização do evento. Na ocasião, a Mais Que Servir, que até então não tinha nome definido e conhecida apenas como “aquela equipe de garçons”, se mantinha oferecendo uma equipe formada apenas por garçons (principal serviço), copeiras e cozinheiras.



Sempre fortalecendo a imagem do Garçom,
com profissionais treinados e qualificados

Sendo assim, a equipe que futuramente tornar-se-ia a Mais Que Servir de hoje, destacava-se nos poucos eventos em que participava como uma equipe sempre comprometida e eficiente, pois oferecia o melhor de si aos convidados de uma determinada festa, seja casamento, comemoração infantil ou até mesmo despedida de solteiro, para que eles se sentissem mais animados e motivados em comemorar a ocasião.



Profissionais sempre com experiência
e conhecimento do serviço a ser desenvolvido

Entretanto, “aquela equipe de garçons”, limitava-se apenas aos conhecimentos tácitos daqueles que se comprometiam em desenvolver o serviço com tamanha qualidade, e dessa maneira restringia-se à alguns municípios da baixada fluminense do Rio de Janeiro, como Japeri, Queimados, Nova Iguaçú, Mesquita e de vez em quando Duque de Caxias. O conhecimento tácito é aquele que está restrito a cada indivíduo a partir de suas experiências pessoais e que depende de fatores intangíveis para serem desenvolvidos e colocados em prática.


Mudança de identidade com
ideias inovadoras

Em 2013, essa equipe que já atendia pelo nome Mais Que Servir começou a destacar-se um pouco mais no mercado de eventos sociais do Rio de Janeiro, pois um pequeno grupo de estudantes de Comunicação Social observou a possibilidade de melhor desenvolver o serviço a partir do investimento de tempo dos seus conhecimentos explícitos, a fim de oferecer uma identidade àquela simples equipe de garçons. Na ocasião, houve a preocupação de criar uma personalidade para essas pessoas que trabalhavam muito bem, mas destacavam-se pouco, pois não mantinham uma comunicação que fosse alcançar e atender às expectativas daquele nicho de mercado. Segundo Alexandre Mendes:


Conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc., assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explícito vem do latim explicitus que significa ‘formal, explicado, declarado’. Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. (MENDES, 2005).

Com toda essa gestão de sabedoria, os detentores do conhecimento explícito e também do conhecimento tácito, perceberam a importância de analisar o mercado carioca de eventos sociais e saber todas as oportunidades e ameaças que lhe eram oferecidas, a fim de tornar a Mais Que Servir, uma equipe de destaque e bem conceituada por seus clientes. Foi então traçada a tão utilizada Matriz Swot, ferramenta de gestão que analisa os ambientes internos e externos de uma organização e também identifica as suas oportunidades e ameças.


No momento da análise de todo esse ambiente interno e externo, a equipe Mais Que Servir oferecia apenas dois serviços:


1) Equipe de garçons tradicionais, formada por pessoas comprometidas e eficientes, porém sem visão de como se destacar além do operacional;


2) Equipe de cozinha, com profissionais de copa e fritura, formada em sua grande maioria por pessoas com mais idade e com grande experiência de vida (conhecimento tácito).


Além de oferecer apenas dois serviços ao mercado de festas, percebeu-se que a equipe Mais Que Servir era carente de comunicação e ainda não tinha achado a sua real identidade. Porém, com a visão de que o trabalho em equipe prevaleceria e geraria bons resultados, todos se mantiveram unidos, com o objetivo de alcançar uma marca forte e comprometida no mercado de eventos sociais do Rio de Janeiro. Sendo assim, podemos afirmar que:


Todas as vezes que dois ou mais cérebros se reúnem com respeito mútuo, comunicação com os membros do grupo e permissão para que a intuição seja utilizada, o todo sempre será maior do que a soma das partes. (RIBEIRO, 1995)


Entretanto, após a combinação dos conhecimentos tácitos com os conhecimentos explícitos, e também realizada a análise Swot, a equipe Mais Que Servir decidiu inovar e investir em detalhes que começariam a chamar mais a atenção do público.


Diferenciais começam a chamar
atenção dos clientes potenciais


Sendo assim, criou-se um logotipo a partir de ideias bem desenvolvidas, e também uma identidade. Investiu em figurinos diferenciados e modernos, o que motivou ainda mais seus colaboradores, deixando-os alegres e felizes com o trabalho realizado. Segundo Kotler, a identidade está relacionada com a maneira como uma empresa visa identificar e posicionar a si mesma ou a seus produtos (2000, p.318), baseado nisso, pode-se afirmar que o objetivo era, e é, fazer com que a Mais Que Servir passasse a ser considerada como a equipe que mais combina com a sua festa.



1º logotipo 
A equipe que mais combina com sua festa


Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de maneira a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes. (DORNELAS, 2012)


A partir dessa visão, logo depois da criação do logotipo e de uma identidade própria, foi desenvolvido e adaptado o slogan para aquela marca. E a combinação disso tudo gerou o seguinte resultado:



Atualizado para
uma imagem mais moderna
Mais Que Servir
a equipe que mais combina com sua festa


Formado por símbolos que remetem à lembrança de acessórios e utensílios usados por aqueles que desenvolvem serviços em eventos sociais. Na imagem, foram utilizadas duas bandejas, uma envolvendo todo o conteúdo central, e outra localizada na parte superior, a qual é composta por uma tampa de proteção de alimentos. Para compor a simbologia, a imagem foi composta por uma gravata borboleta, para que o logotipo remeta à lembrança do serviço de garçom, o principal serviço oferecido pela equipe Mais Que Servir, cujo nome foi introduzido com uma tipologia que lembra guardanapos, utensílio oferecido aos convidados durante uma comemoração.


A imagem é composta por roxo, branco e dourado. Entretanto o roxo utilizado foi de um tom bem escuro, quase preto, com intuito de transmitir seriedade e compromisso. O branco é utilizado de fundo, para que o símbolo tenha leveza, claridade e equilíbrio. O dourado foi utilizado com intuito de transmitir inovação e mostrar que a equipe Mais Que Servir foge um pouco dos padrões utilizados por outras equipes de festas.


Serviços de animação e entretenimento
ganham destaque

Com muito investimento de tempo e com a gestão do conhecimento, a Mais Que Servir destacou-se. Aprimorou ainda mais o que já fazia com excelência, aumentou estrategicamente o seu portfólio de serviços e passou a oferecer, além da equipe de garçons, outras atividades para o ramo de festas, tais como: porteiros e recepcionistas, animadores, profissionais de entretenimento, bartenders e também ótimas parcerias com cerimonialistas, fazendo assim jus ao seu nome – Mais Que Servir - que cria no público a ideia de obter bem mais com uma equipe que já tem muito a oferecer.


Atualmente a Mais Que Servir oferece
os melhore e mais procurados serviços
de festas em todo o Brasil

O conhecimento do setor, ou experiência anterior, também são pontos de convergência dos empreendedores de sucesso. Segundo os dados do Sebrae-SP, 69% dos empreendedores sobreviventes possuem experiência anterior como empregado ou autônomo no mesmo ramo de atividade que atua.(DORNELAS, 2007)


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