Um jovem universitário que está se formando tem no empreendedorismo uma opção real de carreira. Ele não vai estar só. Não vai ter que descobrir sozinho as dificuldades e caminhos para criar e vender algo a partir de uma ideia. E isso é uma revolução. (TASIC, 2015)
![]() |
A empresa iniciou o seu trabalho no ramo de festas em 2007 |
O trabalho de festas que a equipe Mais Que Servir oferece ao seu público, acontece desde 2007, quando um pequeno grupo de pessoas com conhecimentos tácitos em comum juntou-se com intuito de destacar um bom serviço de atendimento no mercado de festas e eventos do Rio de Janeiro.
A ideia era oferecer uma equipe pronta para atender bem os convidados e manter a organização do evento. Na ocasião, a Mais Que Servir, que até então não tinha nome definido e conhecida apenas como “aquela equipe de garçons”, se mantinha oferecendo uma equipe formada apenas por garçons (principal serviço), copeiras e cozinheiras.
Sempre fortalecendo a imagem do Garçom, com profissionais treinados e qualificados |
Sendo assim, a equipe que futuramente tornar-se-ia a Mais Que Servir de hoje, destacava-se nos poucos eventos em que participava como uma equipe sempre comprometida e eficiente, pois oferecia o melhor de si aos convidados de uma determinada festa, seja casamento, comemoração infantil ou até mesmo despedida de solteiro, para que eles se sentissem mais animados e motivados em comemorar a ocasião.
Entretanto, “aquela equipe de garçons”, limitava-se apenas aos conhecimentos tácitos daqueles que se comprometiam em desenvolver o serviço com tamanha qualidade, e dessa maneira restringia-se à alguns municípios da baixada fluminense do Rio de Janeiro, como Japeri, Queimados, Nova Iguaçú, Mesquita e de vez em quando Duque de Caxias. O conhecimento tácito é aquele que está restrito a cada indivíduo a partir de suas experiências pessoais e que depende de fatores intangíveis para serem desenvolvidos e colocados em prática.
Mudança de identidade com ideias inovadoras |
Em 2013, essa equipe que já atendia pelo nome Mais Que Servir começou a destacar-se um pouco mais no mercado de eventos sociais do Rio de Janeiro, pois um pequeno grupo de estudantes de Comunicação Social observou a possibilidade de melhor desenvolver o serviço a partir do investimento de tempo dos seus conhecimentos explícitos, a fim de oferecer uma identidade àquela simples equipe de garçons. Na ocasião, houve a preocupação de criar uma personalidade para essas pessoas que trabalhavam muito bem, mas destacavam-se pouco, pois não mantinham uma comunicação que fosse alcançar e atender às expectativas daquele nicho de mercado. Segundo Alexandre Mendes:
Conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc., assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explícito vem do latim explicitus que significa ‘formal, explicado, declarado’. Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. (MENDES, 2005).
Com toda essa gestão de sabedoria, os detentores do conhecimento explícito e também do conhecimento tácito, perceberam a importância de analisar o mercado carioca de eventos sociais e saber todas as oportunidades e ameaças que lhe eram oferecidas, a fim de tornar a Mais Que Servir, uma equipe de destaque e bem conceituada por seus clientes. Foi então traçada a tão utilizada Matriz Swot, ferramenta de gestão que analisa os ambientes internos e externos de uma organização e também identifica as suas oportunidades e ameças.
No momento da análise de todo esse ambiente interno e externo, a equipe Mais Que Servir oferecia apenas dois serviços:
1) Equipe de garçons tradicionais, formada por pessoas comprometidas e eficientes, porém sem visão de como se destacar além do operacional;
2) Equipe de cozinha, com profissionais de copa e fritura, formada em sua grande maioria por pessoas com mais idade e com grande experiência de vida (conhecimento tácito).
Além de oferecer apenas dois serviços ao mercado de festas, percebeu-se que a equipe Mais Que Servir era carente de comunicação e ainda não tinha achado a sua real identidade. Porém, com a visão de que o trabalho em equipe prevaleceria e geraria bons resultados, todos se mantiveram unidos, com o objetivo de alcançar uma marca forte e comprometida no mercado de eventos sociais do Rio de Janeiro. Sendo assim, podemos afirmar que:
Todas as vezes que dois ou mais cérebros se reúnem com respeito mútuo, comunicação com os membros do grupo e permissão para que a intuição seja utilizada, o todo sempre será maior do que a soma das partes. (RIBEIRO, 1995)
Entretanto, após a combinação dos conhecimentos tácitos com os conhecimentos explícitos, e também realizada a análise Swot, a equipe Mais Que Servir decidiu inovar e investir em detalhes que começariam a chamar mais a atenção do público.
![]() |
Diferenciais começam a chamar atenção dos clientes potenciais |
Sendo assim, criou-se um logotipo a partir de ideias bem desenvolvidas, e também uma identidade. Investiu em figurinos diferenciados e modernos, o que motivou ainda mais seus colaboradores, deixando-os alegres e felizes com o trabalho realizado. Segundo Kotler, a identidade está relacionada com a maneira como uma empresa visa identificar e posicionar a si mesma ou a seus produtos (2000, p.318), baseado nisso, pode-se afirmar que o objetivo era, e é, fazer com que a Mais Que Servir passasse a ser considerada como a equipe que mais combina com a sua festa.
1º logotipo
Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de maneira a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes. (DORNELAS, 2012)
A partir dessa visão, logo depois da criação do logotipo e de uma identidade própria, foi desenvolvido e adaptado o slogan para aquela marca. E a combinação disso tudo gerou o seguinte resultado:
Formado por símbolos que remetem à lembrança de acessórios e utensílios usados por aqueles que desenvolvem serviços em eventos sociais. Na imagem, foram utilizadas duas bandejas, uma envolvendo todo o conteúdo central, e outra localizada na parte superior, a qual é composta por uma tampa de proteção de alimentos. Para compor a simbologia, a imagem foi composta por uma gravata borboleta, para que o logotipo remeta à lembrança do serviço de garçom, o principal serviço oferecido pela equipe Mais Que Servir, cujo nome foi introduzido com uma tipologia que lembra guardanapos, utensílio oferecido aos convidados durante uma comemoração.
A imagem é composta por roxo, branco e dourado. Entretanto o roxo utilizado foi de um tom bem escuro, quase preto, com intuito de transmitir seriedade e compromisso. O branco é utilizado de fundo, para que o símbolo tenha leveza, claridade e equilíbrio. O dourado foi utilizado com intuito de transmitir inovação e mostrar que a equipe Mais Que Servir foge um pouco dos padrões utilizados por outras equipes de festas.
Com muito investimento de tempo e com a gestão do conhecimento, a Mais Que Servir destacou-se. Aprimorou ainda mais o que já fazia com excelência, aumentou estrategicamente o seu portfólio de serviços e passou a oferecer, além da equipe de garçons, outras atividades para o ramo de festas, tais como: porteiros e recepcionistas, animadores, profissionais de entretenimento, bartenders e também ótimas parcerias com cerimonialistas, fazendo assim jus ao seu nome – Mais Que Servir - que cria no público a ideia de obter bem mais com uma equipe que já tem muito a oferecer.
![]() |
Atualmente a Mais Que Servir oferece os melhore e mais procurados serviços de festas em todo o Brasil |
O conhecimento do setor, ou experiência anterior, também são pontos de convergência dos empreendedores de sucesso. Segundo os dados do Sebrae-SP, 69% dos empreendedores sobreviventes possuem experiência anterior como empregado ou autônomo no mesmo ramo de atividade que atua.(DORNELAS, 2007)
Fale conosco ⤵
Mais Que ServirA equipe que mais combina com sua festa ⤵
Fale conosco ⤵
Mais Que Servir
A equipe que mais combina com sua festa ⤵